domingo, 16 de novembro de 2008

Açúcar de Baunilha

Não lembro de onde tirei a receita, mas é um coringa pela simplicidade do preparo e dura muito tempo!
01 kg de açúcar refinado
04 unidades de fava de baunilha
Escolha as favas com aspecto flexível e bem brilhante, polpudas, de preferência embaladas em tubos ou a vácuo. Coloque no processador (ou liquificador) as favas e triture. Raspe as laterais e triture novamente. Adicione todo o açúcar e processe por cerca de mais 02min. Peneire essa mistura em uma tigela, coloque eventuais pedaços de volta ao processador e triture mais uma vez. O resultado será uma mistura de coloração levemente cinzenta - o verdadeiro açúcar de baunilha!
Guarde em um recipiente hermético. Para um resultado mais sutil, simplesmente deixe as favas com o açúcar, dentro do recipiente hermético durante uns 15 dias pelo menos. Use para adoçar suco, cafés, chás, fazer doces etc.
Para o preparo de receitas, a baunilha deve ser utilizada deitando-se a fava sobre uma superfície plana e dividindo-a ao meio, no sentido longitudinal, com uma faca bem afiada. De seu interior saem minúsculos grãos (quase um pozinho), que são então adicionados à receita. A casca, que também tem sabor, pode ser utilizada em infusões, como no leite que será utilizado na confecção de um creme ou no açúcar.

Nenhum comentário: