sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Glacês de Confeitagem

Glacê de Leite Condensado:
01 lata de leite condensado
250 gr de gordura vegetal hidrogenada
01 c. de sopa de essência de baunilha
Bata a gordura na batedeira até obter um creme esbranquiçado e junte a baunilha ao mesmo. Faça um furo na lata de leite condensado e despeje aos poucos, sem parar de bater, até obter consistência de glacê. Evite fazer esse glacê em dias muito quentes, pois derrete com facilidade. Utilize-o na cobertura de bolos e tortas com bico de confeitar. Pode ser colorido com anilina comestível em pó, líquida (que mamãe usava naquele tempo...) ou gel. Se deixar o bolo na geladeira ele fica lindo, mas se estiver quente... derrete, mas não chega a escorrer.
Glacê Mármore:
250 gr de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
200 ml de leite de coco
02 kg de Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
Em uma vasilha grande coloque a gordura vegetal hidrogenada e o leite de coco. Misture com uma colher, delicadamente, até as matérias incorporarem bem. Somente depois coloque o Glaçúcar aos poucos, juntando-o com as mãos à mistura. NÃO SOVE. Incorpore o Glaçúcar bem devagar até que o glacê desgrudar das mãos. Aplique pequenas porções no bolo começando pelas laterais e vá modelando com um alisador de pasta americana. O efeito no bolo é o mesmo da pasta e o sabor lembra aquela maravilhosa bala de coco que derrete na boca.
Glacê de Chocolate:
08 c. de sopa de leite
03 c. de sopa de manteiga
04 xícaras açúcar de confeiteiro peneirado
01 xícara de chocolate em pó
Derreta a manteiga no leite e despeje sobre o chocolate misturado com o açúcar. Mexa bem até adquirir ponto de pasta.

Glacê Real:
02 unidades de clara
500 gr de Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
01 c. de chá de suco de limão
Bata todos os ingredientes em batedeira na velocidade mínima até adquirir o ponto de glacê e utilize de imediato, pois seca rapidamente. Pode ser colorido a gosto.

Nenhum comentário: