sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Marshmallow

Marshmallow Rápido:
01 xícara de claras (bem geladas)
02 xícaras de glaçúcar
02 colheres de sopa de Karo
01 colher de sopa de emulsificante
01 colher de chá de essência ou pó para sorvete sabor a gosto
Levar todos os ingredientes à batedeira e bater em velocidade potente por 10 min, até firmar bem (quando o marshmallow levanta, cobrindo as pás da batedeira). Não aumente a quantidade de emulsificante. Pode ficar fora da geladeira, pois dura em bolos e tortas por dias e para confeitagem pode usar com qualquer bico. Dura 2 meses na geladeira e 6 meses no freezer.
Marshmallow Ordinário (O sucesso depende do ponto da calda!)
02 xíc de chá de açúcar
01 xíc de chá de água
03 claras - gotas de baunilha a gosto
Misture a água com o açúcar e a baunilha e leve ao fogo, sem mexer, fervendo até ponto de voar (mergulhando uma escumadeira na calda, levantando-a e sopre - dos orifícios da escumadeira saem voando umas bolhinhas como de sabão). Este é o ponto em que a calda deve ser despejada lentamente sobre as claras em neve e deverão ser batidas até esfriar. Com esse marshmallow dá para utilizar bico de confeiteiro tranquilamente. A calda não pode ser em ponto de fio, tem que ser uma calda mais grossa.
Marshmallow Colorido:
02 xícaras de açúcar
01 xícara de água
01 caixa de gelatina (sabor e cor a gosto)
02 unidades de clara
Em uma panela misture a água, o açúcar e a gelatina. Leve ao fogo e ferva por 05 minutos. Bata as claras em neve e sem parar de bater, acrescente a calda quente em fio até o marshmallow engrossar, dando ponto de confeitar e esfriar totalmente.
Merengue Italiano:
01 xícara de claras
03 xícaras de açúcar
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mínimo ou em banho maria, mexendo a mistura com os dedos até que esta fique em temperatura morna (coloca-se na mão e não queima, apenas dá uma sensação de calor). Não pode esquentar muito, do contrário as claras vão cozinhar e isso não pode acontecer. Leve esta mistura à batedeira e bata bastante em velocidade alta, até que o merengue fique na consistência desejada (picos firmes) e que esfrie por completo. Use para coberturas ou até mesmo para assar como suspiro. Essa receita fica bem consistente e não tem o risco de sorar.

Nenhum comentário: