domingo, 16 de novembro de 2008

Massa para Salgadinhos

Massa para coxinhas, risolis, croquetes de carne, de camarão, de calabresa,
bolinha de queijo, ovo de codorna empanado, bolinha de catupiry, etc.
Massa I:

02 colheres de sopa de margarina
02 unidades de tabletes de caldo - sabor a gosto
02 copos de leite (medida copo de requeijão)
02 copos de água (medida copo de requeijão)
04 copos de farinha de trigo (medida copo de requeijão)

Leve o leite e a margarina ao fogo e quando começar a ferver, coloque a água e o tablete de caldo. Quando voltar a ferver, coloque a farinha em duas partes, mexendo sempre até desgrudar da panela. Retire a massa a panela e sove bem em superfície lisa. Modele seus salgadinhos depois da massa morna, recheando-os a gosto. Empane e frite ou congele seus salgadinhos.
Massa II:
01 dente de alho amassado
0,5 xícara de manteiga ou margarina
04 xícaras de leite
01 unidade de tablete de caldo - sabor a gosto
01 colher de café de tempero misto (pimenta com cominho)
Sal a gosto
04 xícaras de farinha de trigo
02 c. de sopa de fubá
Em uma panela frite o alho na manteiga, junte o leite e o caldo. Tempere com a pimenta, cominho e o sal e deixe levantar fervura. Retire do fogo, junte a farinha de trigo e o fubá de uma só vez e misture bem. Volte ao fogo brando e continue a mexer até que a massa desprenda da panela. Ponha a massa em uma superfície lisa e sove até ficar lisa e homogênea. Deixe esfriar e modele seus salgados, que têm que ser empanados antes de fritar.
Mistura para empanar Salgadinhos:

03 copos de água
02 colheres sopa de amido de milho
02 ovos
Bater tudo do liqüidificador e utilizar para empanar salgadinho feito com qualquer tipo de massa cozida. Antes de fritar, passe na farinha de rosca ou em macarrão cabelinho de anjo triturado.
Obs: Sove bem a massa de salgadinho, trabalhando-a sempre. Isso é muito importante para que os salgadinhos não rachem. Quando tirá-la da panela, ainda quentinha, trabalhe a massa. Sove bem para ficar gostosa de trabalhar e não rachar. Outra coisa que faz rachar é não empanar logo em seguida. A massa resseca com o vento e acaba rachando.

Nenhum comentário: