sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pastel de Forno

Minha mãe fazia esses pasteizinhos e recheava com carne, frango, camarão, bacon com ameixa ou abacaxi, presunto Parma e Parmesão... Hum... Foto do Mauro.
Massa I:
500 gr de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
01 kg de farinha de trigo
350 ml de refrigerante de guaraná ou limão, em temperatura ambiente
01 colher de chá de sal
Em uma tigela amasse a gordura vegetal hidrogenada com a farinha e o sal até que toda farinha esteja umedecida com a gordura. Junte aos poucos todo o refrigerante, trabalhando bem a massa até ficar lisa e uniforme. Deixe descansar por 15min na geladeira. Abra em superfície enfarinhada, corte em círculos e recheie a gosto. Pincele com gema e se quiser, salpique gergelim ou papoula. Asse em forno médio até dourar e sirva.
Massa II:
05 xícaras de farinha de trigo
250 gr de manteiga ou margarina (de no mínimo 60% de lipídios)
02 unidades de ovo
01 colher de chá de sal
02 colheres de sopa rasa de vinagre
Gema para pincelar
Recheio de sua preferência
Em uma vasilha misture a farinha, a margarina, o ovo, o sal e o vinagre. Amasse bem até a massa ficar homogênea. Envolva-a em papel filme ou saco plástico e leve à geladeira por 30min. Abra a massa com rolo em superfície enfarinhada. Corte-a do tamanho preferido, distribua o recheio, feche os pastéis e pincele com a gema. Asse em forno pré-aquecido.
Massa III:
01 copo medida requeijão de leite morno
02 unidades de gema
03 c. de sopa de margarina
Sal a gosto
Farinha de trigo até a massa ficar macia e não mais sujar as mãos (+/- 600 gr)
Coloca-se os ingredientes em uma bacia, exatamente na ordem acima. Deixe repousar por uns 15min na geladeira e pronto. Uma massa super macia que vai ao forno, pode ser frita, usada em empadinhas, enroladinhos...

Nenhum comentário: