quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sabão Ecologicamente Correto

05 litros de óleo de cozinha saturado (usado), frio e peneirado (menos o que se fritou peixe)
02 litros de água
200 ml de amaciante de roupas
01 kg de soda cáustica em escamas
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde (não pode usar nada de alumínio) cuidadosamente (use luvas). Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa com colher de pau de cabo comprido ou com um cabo vassoura, até diluir todas as escamas da soda (nesse passo algumas pessoas acrescentam 01 xíc de sabão em pó). Adicione o óleo aos poucos e mexa.
Adicione o amaciante e mexa novamente (aqui também pode-se acrescentar essência para tirar o cheiro de soda). Não precisa ficar mexendo direto. Descanse e volte a mexer mais um pouco, sucessivamente. A mistura vai engrossando a ponto de parar de mexer. Aí é quando fica bem visguento e não cai mais da colher.
Despeje num tabuleiro retangular e aguarde secar. Se o tempo estiver quente, leva de 2 a 3 dias para secar. Só então você retira do tabuleiro, vira em outro tabuleiro ou caixa de papelão e deixa secar bem para guardar.
ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. É ótimo para dar brilho em panelas e deixar os panos de copa e de chão bem limpinhos.
Tá com preguicinha mas quer ajudar o meio ambiente?
Junte em garrafas pet de 02 litros o seu óleo de cozinha usado e quando tiver 03 garrafas cheias, ligue para o Disque Óleo Vegetal (21 2260-3326 (http://www.disqueoleo.com.br/)), que irão buscar em sua casa as garrafas. Eles até pagam se a quantidade for superior a 300lts e essa é uma boa idéia para condomínios.

Nenhum comentário: