segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BBQ Ribs

Costelinha Outback:
03 kg de costelinha suína (eu gosto gordinha)
Suco de 04 limões
03 c. de sopa de alho processado
Sal, pimenta do reino e alecrim seco a gosto
03 c. de sopa de mel
01 c. de chá de essência de fumaça em pó (opcional)
03 c. de sopa de molho Shoyu
03 c. de sopa de molho Inglês
03 c. de sopa de açúcar mascavo
02 c. de sobremesa de mostarda
400 gr de catchup picante
250 ml de água
01 c. de chá de molho de pimenta
Suco de 01 limão e Sal a gosto
Tempere bem a costelinha suína com os 05 primeiros ingredientes acima. Deite em assadeira, embale em filme plástico e deixe na geladeira de véspera. No dia seguinte, em uma tigela faça um molho misturando o mel, a essência de fumaça, o Shoyu, o molho Inglês, o açúcar mascavo, a mostarda, o catchup, a água e o molho de pimenta, mexendo bem. Tire a assadeira da geladeira, arrume as costelinhas temperadas com a gordura voltada para cima e regue com o molho reservado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 01 hora a 200ºC. Retire o papel alumínio, vire as costelinhas com os ossos para cima e asse por mais 01 hora ou até que esteja corada e bem macia. A costelinha estará pronta quando a carne já estiver soltando dos ossos. Ao serví-la, besunte com mais molho Barbecue a gosto (abaixo).
Eu amo batatas "amaciadas" em assados, portanto quando tiro o alumínio, aproveito para colocar na assadeira quantas batatas couberem, descascadas e cortadas ao meio na vertical ou sirvo com o meu Garlic Mashed Potato.
Garlic Mashed Potato:
01 kg de batata
03 c. de sopa de manteiga
01 xícara de leite
03 a 04 dentes de alho
Sal, noz-moscada e pimenta do reino moída na hora a gosto
Descasque as batatas e corte-as em pedaços bem miúdos. Leve para cozinhar com bastante sal em fogo alto até que as batatas fiquem bem macias. Escorra a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor sobre a mesma panela. Aqueça o leite e bata no liquidificador com o alho e manteiga (a quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de batata). Junte-o à batata e tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada, misturando tudo muito bem com uma colher. Volte a panela ao fogo baixo, mexendo vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Se você preferir um purê bem cremoso, bata-o com a batedeira depois de pronto. Sirva bem quente, polvilhado com pimenta do reino moída na hora.
Molho Barbecue:
04 colheres de sopa de óleo de soja
01 unidade de cebola ralada
01 xícara de vinagre
01 colher de chá de pimenta calabresa
01 xícara de catchup

06 colheres de sopa de açúcar mascavo
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o vinagre e a pimenta, abaixe o fogo e deixe reduzir à metade. Junte o catchup e o açúcar mascavo. Deixe ferver, desligue e deixe esfriar para usar.

Nenhum comentário: