sábado, 17 de março de 2012

Frango Bêbado e Salada Atropelada - Alvin (Master Chef Australia)


Frango Bêbado:
1L de Shaoxing (vinho de arroz chinês)
500ml de sakê Mirin
1L de água, ou o suficiente para cobrir o frango
80g de Melaka (açúcar de palma da Malásia)
1 frango inteiro
6cm de gengibre em lascas grossas
Salada Atropelada:
3 dentes de alho, descascados
1 c. de sopa de amendoim torrado
1 c. de sopa de camarões secos, já hidratados e escorridos
2 pimentas olho-de-pássaro ou dedo-demoça
2 fatias de limão
6 tomates cereja, em quartos
6 vagens francesas, cortadas em 4cm de comprimento
2 pepinos libaneses descascados e cortados em palitos
1 c. de chá de óleo de gergelim
Molho:
2 c. de sopa de Melaka (açúcar de palma da Malásia), muito finamente picada
suco de 2 limões
3 c. de sopa de molho de peixe

1. Coloque o Shaoxing, o mirin, a água e o açúcar de palma em uma panela grande e deixe ferver. Acrescente o frango inteiro e o gengibre. Em seguida tampe a panela e cozinhe lentamente de 45 a 60min. Retire a panela do fogo e deixe o frango esfriar no caldo formado.
2. Para a salada atropelada, coloque o alho, o amendoim e os camarões secos em um pilão e amasse até se formar uma pasta grossa. Adicione as pimentas cortadas e amasse ligeiramente - o grau de picância da salada depende do quanto se amassa a pimenta no pilão. Adicione as fatias de limão para liberarem um pouco de suco. Adicione os tomates-cereja, pepino e as vagens e misture delicadamente com uma colher.
3. Para o molho, coloque o açúcar de palma e suco de limão em uma tigela e misture para dissolver o açúcar. Adicione o molho de peixe a gosto e bata até combinar.
4. Para servir, adicione molho o suficiente para envolver a salada a gosto - deve ser um bom equilíbrio de doce, salgado e azedo. Regue com o óleo de gergelim e misture para combinar. Faça um montinho de salada em um prato e regue com um pouco mais de óleo de gergelim.
5. Retire o frango do caldo e coloque sobre uma tábua de cortar. Corte coxas, sobrecoxas e cada peito em 5 fatias grossas. Coloque os pedaços de frango em uma tigela rasa, regue com um pouco de caldo e sirva com a salada atropelada.

Nenhum comentário: