sábado, 17 de março de 2012

Vitela Saltimbocca - Masterclass by Gary


500g de lombo de vitela, fatiada em 4 escalopes
20 folhas de sálvia
4 fatias de presunto cru
Farinha de trigo, para polvilhar
2 c. de sopa de azeite
1 dente de alho em rodelas finas
2 c. de sopa de alcaparras baby, lavadas e escorridas
40g de manteiga sem sal
1 ramo de tomates Cereja
1/4 de xícara de vinho branco
1 punhado de espinafre baby
Fatias de limão, para servir
Azeite extra-virgem, para regar

1. Coloque as fatias de vitela entre duas folhas de filme plástico e cuidadosamente bata com o martelo de carne até 8mm de espessura.
2. Pressione 2 folhas de sálvia em cada pedaço de vitela. Recheie uma boa fatia de presunto com um bife de vitela já recheada com a sálvia, fazendo um tipo de "bolso".
3. Coloque a farinha em um prato raso e tempere com sal e pimenta. Envolva os bolsos de vitela enrolados com a farinha, sacudindo o excesso.
4. Aqueça um pouco de óleo e azeite numa frigideira grande em fogo médio-alto. Frite a vitela, a sálvia voltada para baixo, e em seguida adicione o alho, as alcaparras e a manteiga. Uma vez que a manteiga esteja espumando, adicionar os tomates cereja, virando a vitela para cozinhar por mais um minuto. Adicione a sálvia restante na frigideira e cozinhe por mais 2-3 minutos, até que os tomates cereja comecem a amolecer. Remova a vitela da panela, reserve e mantenha quente.
5. Adicione o vinho branco na panela. Usando um garfo e com cuidado, amasse metade dos tomates para o molho. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar. Tempere a gosto.
6. No prato de servir, pónha as saltimboccas no centro e regue com o molho da frigideira. Regue tudo com mais azeite de oliva. Sirva com as fatias de limão.

Nenhum comentário: